sábado, 31 de março de 2012

A história da Maçonaria no brasil


Maçonaria Primitiva

A Maçonaria Primitiva,ou pré-Maçonaria,é o período que abrange todo conhecimento herdado do passado mais remoto da humanidade ate o advento da Maçonaria Operativa.Ha quem busque nas primeiras civilizações a origem iniciática.

A origem da maçonaria

   A Maçonaria(forma reduzida e usual de francomaçonaria)é uma sociedade secreta,em bora seja um termo em desuso pois o usado atualmente é sociedade discreta,de carácter universal,cujo os membros cultivavam o classismo,humildade,os princípios da liberdade,democracia e igualdade,fraternidade e aperfeiçoamento intelectual,sendo assim uma associação iniciática e filosófica.Os MAÇONS estruturam-se e reúnem-se em células autónomas,designadas por oficinas,atelies ou(como são mais conhecidas e corretamente designadas)lojas,"todas iguais em direitos e honras,e independentes entre si".
    A origem se perde na idade media,se consideramos as suas origens operativas,ou seja associação de cortadores de pedras verdadeiras,que tinha como oficio a arte da construção de castelos,muralhas e etc...
   O grande oriente do brasil(GOB)é a mais antiga potência maçônica brasileira (Associação de lojas maçônicas,também chamada de obediência maçônica).O GOB participou ativamente em momentos cruciais da história brasileira,como abolição da escravatura e a proclamação da republica.
   O grande oriente do brasil é a maior obediência maçônica do mundo latino e reconhecido por toda a maçonaria regular.Destacam-se suas fraternais relações com a grande loja unida da Inglaterra(com primeiro tratado realizado em 1919,e depois ratificada em 1935),e com todas Obediência Maçônicas regulares da Europa e America do Norte.
  
       

sexta-feira, 30 de março de 2012

foto de antigos maçons


A maçonaria e seus mitos

  A maçonaria surgiu no século 17,quando as associações de pedreiros livres da inglatera deixaram de ser simples associações profisionais para adimitir como membros honorarios jente da nobreza,do clero anglicano e outros profisionais liberais.
   ja a palavra maçom do françês que significa pedreiro,na sua etimologia.Livres deu origem logo a seguir a cerca de 1700 lojas ou oficinas como são chamados os locais de reunião da maçonaria.Em 1730,os ingleses introduziram as lojas nos   estados unidos,onde esta consentrado o maior numero de maçom do mundo.
  Os primordios da maçonaria são obscuros,bem como parte da sua história.Ela desendi de antigas corporações de mestres-pedreiros construtores de igrejas e catedrais,corporações formadas na idade media que detian conhecimento  especiais,construian uma especié de aristrocacia em meio  das de mais profissões.

A origem da história da maçonaria no brasil


 Há um capítulo em branco na História do Brasil, e esse capítulo é o que se refere à Maçonaria, presente em todos os momentos decisivos e importantes de nossa pátria. Em torno da excepcional contribuição da Maçonaria para a formação de nossa nacionalidade, é inadmissível qualquer dúvida. De nenhum importante acontecimento histórico do Brasil, os maçons estiveram ausentes. Da maioria deles, foram os elementos da Maçonaria os promotores. Não há como honestamente negar que o Fico, A Proclamação da Independência, a Libertação dos escravos, A Proclamação da República, os maiores eventos de nossa pátria foram fatos organizados dentro de suas lojas. Antes de tudo isso, já na Inconfidência Mineira, a Maçonaria empreendia luta renhida em favor da libertação de nossa pátria. Todos os conjurados, sem exceção, pertenciam à Maçonaria: Tiradentes, Thomas Antonio Gonzaga, Cláudio Manoel da Costa, Alvarenga Peixoto, e até mesmo o Judas, o traidor Joaquim Silvério dos Reis, infelizmente também pertencia à ordem.
Há que se ressaltar também a grande contribuição de um maçon ilustre Francisco Antonio Lisboa, o Aleijadinho. Este grande gênio da humanidade. Maçom do grau 18, Aleijadinho, autor de obras sacras, fez questão de secretamente homenagear a Maçonaria em suas esculturas. Ao bom observador e conhecedor da maçonaria, não passará despercebido, ao conhecer a obra do grande mestre, detalhes, pequenos que sejam que lembram a instituição maçônica. Os três anjinhos formando um triangulo, o triangulo maçônico, tornaram-se sua marca registrada